História

Mota é casado com Maria da Graça Alves Mota, sua companheira desde 1967. O casal tem três filhos: Alexandre, Marco Antônio e Adriana; e nove netos: Renata, Ariele, Alexandre, Ana Cláudia, André, Ana Clara, Arthur, Bianca e Emanuele, todos nascidos e criados em Araranguá, cidade onde a família reside. É lá que Mota tem suas raízes, amigos e renova a energia com o carinho da população, pois sua casa é ponto de encontro de muitas pessoas da região. Como ele mesmo diz, “minha casa está sempre aberta ao povo, todos os dias e todas as horas”.

Como tripé de suas atividades, Mota utiliza conceitos que traz consigo desde o início de sua vida, fruto do ensinamento de seus pais, Diamantina e Joaquim: HONESTIDADE, RESPEITO E LEALDADE.

Família: o alicerce de tudo

Filho de agricultores, Manoel Mota nasceu em 03 de agosto de 1941 na área rural do município de Araranguá, extremo Sul de Santa Catarina. Ao lado dos quatro irmãos, trabalhou na lavoura até os 18 anos, quando se tornou caminhoneiro. Como transportador autônomo, percorreu os quatro cantos do Brasil, levando as riquezas de sua região até ser eleito, em 1982, prefeito municipal de Araranguá.

A partir daí, sua trajetória foi marcada por constantes vitórias na vida pública. No parlamento catarinense, onde atua desde 1990, desempenha pela sétima vez consecutiva a função de deputado estadual.

Mota atingiu uma marca inédita, sendo o deputado mais vezes líder da bancada nos 44 anos de história do PMDB. Afinal, só ele chegou a ser escolhido por seis vezes pelos colegas de bancada para liderá-los no parlamento estadual.

Vale ressaltar também que, durante sua administração em Araranguá, na década de 80, Mota foi presidente da Fecam (Federação Catarinense dos Municípios), uma das entidades mais representativas do Estado.

O tripé de valores

Honestidade com os eleitores e no trato das questões públicas; respeito pelo bem público, zelado e defendido como poucos; e lealdade para com os catarinenses, principalmente em relação aos municípios e cidadãos do Vale do Araranguá.

Esta ligação com sua região de origem possibilitou um conhecimento muito profundo dos anseios do Vale do Araranguá. Hoje, mais do que ninguém, Mota conhece as necessidades de sua gente e luta, de forma incessante, para conseguir atendê-las. E, como você irá notar, através das publicações neste site, nosso deputado tem alcançado êxito em suas atividades, viabilizando obras, investimentos e recursos para os municípios e para a população.